quinta-feira, 26 de abril de 2012

COM A PALVARA O NOBR EDIL RICARDO PATRESE


Caros amigos e conterrâneos Piritibanos, quero deixar claro aqui o meu desapontamento com a exclusão do tópico que havia sido criado por Adaelson Silva com a justificativa de discutirmos a questão da Seca em nossa Cidade, e diante disto a viabilidade da realização ou não do São João. Em um sistema Democrático em que vivemos é inadmissível que tal fato ocorra, pois estas atitudes empobrecem meios que foram criados para proporcionarem a livre discussão, e até mesmo a divergência de opiniões, a exemplo do Facebook.
Quero deixar claro que manifestei a minha opinião a favor da realização do São João por confiar nos dados apresentados pela EMBASA e pelo INEMA, bem como nas palavras sustentadas pelo Sec. de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do nosso Município Alex Luz que asseguraram que a realização da festa não nos causaria prejuízos de ordem no abastecimento de água e que as ações de combate à Seca e auxílio aos que já sofrem com a mesma continuarão sendo executadas. E estas serão ainda mais reforçadas pelo Governo Municipal em parceria com o Governo Estadual e o Federal, em face dos convênios assinados.
Alguém excluiu o tópico, não tenho como afirmar quem, mas não existe o acaso em uma situação como esta. Deixo registrado aqui o meu lamento por esta atitude, e reafirmo o meu compromisso como Vereador, representante eleito pelo Povo, de seguir fiscalizando a viabilidade da realização da Festa de São João, bem como de continuar cobrando do Governo Municipal atitudes que busquem solucionar os problemas com a Seca.
Um forte abraço aos que amam Piritiba de verdade, e que sabem divergir de opinião sem perder o respeito, e acima de tudo a honra.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

D. LURDES, UMA JOVEM CENTENÁRIA

 
Posted by Picasa

TEMPLO BUDISTA

MARINGA
Posted by Picasa

VAMOS TER SÃO JOÃO, SIM SENHOR

Pedro Ivo Silva Assis

Confirmada a nossa Tradicional Festa de São João!

O Prefeito Municipal realizou na última Segunda-feira uma reunião com todos os Secretários, e com 8 dos 9 Vereadores do nosso Município, onde foram analisados todos os prós e contras para a realização da Festa diante dos problemas enfrentados. Dados técnicos foram apresentados pelo Sec. de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Alex Luz, obtidos através de estudos realizados pela EMBASA que comprovam que a realização da Festa de São João não causará impacto significativo capaz de prejudicar o abastecimento de água do nosso Município. Sendo assim, por unanimidade dos presentes, que são representantes legais do Povo de Piritiba, foi decidido que o São João deverá ser realizado conforme programação divulgada, o que não prejudicará a continuação da tomada de medidas de combate à seca.

Sendo assim, estejam todos convidados a participar do melhor São João da Bahia!!! Abração!!!


DISCUTINDO O SÃO JOÃO EM PIRITIBA

Thallita Muniz 
Acho que a discussão ja perdeu o sentido. HÁ muito tempo vejo mais questões politicas e ofensas sendo discutidas do que realmente o problema da falta de água.. Acredito (e espero estar certa) que nem o prefeito, nem sua equipe, nem os vereadores estariam 'apostando' num São João que fosse trazer grandes prejuizos a população. Acho que ao invés de ficar falando e falando sem saber, tanto eu como muita gente aqui, deveria buscar se informar sobre o que foi discutido lá, sobre os argumentos pró e contras e sim, sobre as pesquisas feitas que levaram a tomar a decisão do sim.. Acho que é importante sim as pesquisas da EMBASA e do INEMA, já que são eles que podem nos dar uma noção correta da situação em que nos encontramos.. Não devemos 'desdenhar' disso quando não temos e não sabemos de informações que as 'desmintam', principalmente quando nem chegamos a vê-las antes de argumentar. Espero, acredito e confio no bom senso dos nossos governantes, independente de questão política, que sinceramente, neste momemonto, não deveria nem estar sendo colocada em 'destaque'.

MARINGÁ

 
CLICA NA  FOTO QUE ELA AUMENTAPosted by Picasa

terça-feira, 24 de abril de 2012

MATANDO A SEDE, NO SEU ANIVERSARIO

 
Posted by Picasa

PONTO DE VISTA

Jorge Pereira de Oliveira 
Parabéns Anderson Mendes Sampaio, pelo comentário...Apenas quero acrescentar que diante da situação da seca e a escassez de água, não se pode pensar em fazer festa, mas sim solucionar o problema. São João tem todo ano e a chuva tão esperada muitas vezes não vem. O homem do campo tá sofrendo com a perda da plantação e vendo seus animais definharem com a falta de água. Os caminhões pipas estão secando o açude da leste (vendendo água) e as autoridades ficam omissas à situação. Quanto aos contratos; se não houver devolução do que já foi pago cabe duas alternativas - 1º a justiça e 2º deixar a data em aberto para o São João do ano seguinte ou para o aniversário da cidade, caso o problema da seca esteja resolvido. O que está havendo é um jogo de interesse pessoal, porque qualquer outro governo já teria cancelado o São João independente de chover ou não. O centenário de Luiz Gonzaga é dezembro. Portanto a festa pode ser em Setembro(aniversário da cidade) ou dezembro. O problema a ser resolvido é a questão da seca, criar um programa de assistência ao agricultor, conscientizar a população para racionamento de água. Abastecer os povoados e distritos ou até mesmo fazer uma transposição do Açude de odak para a barragem. Os R$ 500 mil, que seriam gasto no São João resolve o problema. O político inteligente não faz festa, solucionas os problemas de seu povo e sua cidade.


UM POUCO MAIS SOBRE A SECA

Aproximadamente 60% do território baiano é ocupado pela inóspita região do semiárido. Justo o “miolo” do Estado. É basicamente esta região que arde ao sol escaldante na maior seca dos últimos 30 anos. Espera-se que a situação não se expanda para uma tragédia de proporções, o que provavelmente acontecerá se as chuvas não acontecerem. A época delas passou: vai de novembro a março. Já as consequências invadirão 2013 e 2014. Está desenhada, assim posto, uma situação de extrema gravidade para a população de (por ora) 206 municípios; para o governo – com forte reflexo na economia estadual – e para a população do semiárido que, em boa parte, está abaixo da linha da pobreza absoluta.Trata-se, evidentemente, de um fenômeno climático, mas poderá, como consequência, também atingir politicamente o governo Wagner, que demorou em perceber a gravidade do que se desenhava. Justo em ano eleitoral. Esse é o mínimo, porém, porque, em primeiro, está a população sofrida do semiárido que, para adensar a tintura da tragédia, estranhamente em boa parte não se concentra em centros urbanos, mas, sim, se espalha pelas terras esturricadas onde dificilmente é alcançada.
Um exemplo claro da falta de percepção do governo estadual sobre o braseiro que ameaça o semiárido foi a estranha e absurda publicação no Diário Oficial, há poucos dias, de um comunicado aos municípios do recebimento de projetos para apoio aos festejos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro). Pretende-se selecionar 110 projetos. Trata-se da divulgação de um edital da Secretaria de Turismo (que faz parceria com a Secretaria de Cultura) objetivando atrair turistas para os festejos (?) no interior da Bahia. A festa será organizada pela Bahiatursa e o prazo para a apresentação dos projetos pelos interessados se estende até o dia 27 próximo.
Aí está um exemplo de desdita administrativa. Há quem o defenda. O que quer o governo? Atrair turistas para o sertão em brasa e ainda por cima gastar dinheiro acendendo fogueira para um solo que já queima o sertanejo? Turista para conhecer a seca que mata os animais de sede? Que seca açudes e aguadas? Que destrói a agricultura familiar (a da Bahia era ou é a maior do País)? Que transforma os rios, não perenizados, em caminhos com terras rachadas pela inclemência do tempo?  Seria interessante o governo distribuir entre o seu secretariado o livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.  Será possível, assim, entender melhor o que é seca e ainda, de quebra, conhecer a obra. O livro é um dos marcos da literatura e do modernismo brasileiros.

Terça, 24 de Abril de 2012 - 08:20

Coluna A Tarde: A Bahia diante do flagelo

OLHO NO OLHO

 
Posted by Picasa

DISCUTINDO O SÃO JOÃO EM PIRITIBA

Antonio Queiroz Barreto 
A gestão pública municipal, devidamente exercida pelo Poder Executivo Municipal e controlada/fiscalizada pelo Poder Legislativo Municipal, possui instrumentos constitucionais bastantes consolidados como PPA, LDO e LOA que compõem o Plano Estratégico de toda a gestão (04 anos). É sabido que, temos periodicamente secas cíclicas cada vez mais forte. Logo, seca é um fenômeno natural, cujos efeitos, podem ser previsto com anos de antecedência, bem como este planejamento de gestão é montado no 1° ano do mandato e deveria ter a participação popular para discursão do direcionamento dos recursos municipais. PERGUNTO: QUANTO DOS SENHORES (AS) ESTIVERAM ENVOLVIDOS NA FORMULAÇÃO DESTE PLANEJAMENTO??? Existe ainda oportunidade de neste ano participarem do Lei de Orçamento Anual - LOA 2013 que deve ser encaminhada à Câmara Municipal até Agosto/2012. Caso contrário, devemos aguardar o próximo ano para atuar junto à Câmara Municipal na formulação do PPA 2013/2016. As demais atitudes são extremamente válidas, porém de EFEITO CURATIVO E PALEATIVO. O oeste baiano passa pela maior seca dos últimos 20 anos com quebra da safra de soja em cerca de 10 a 15 %, fala-se de um total de perda de 3 milhões de toneladas de soja. Mas, possui um setor agrícola profissionalizado e amparo do Governo do Estado e da União. Há muito tempo acabou-se com o lema que "Governar é abrir estradas". Precisamos de governos voltados ao bem-estar do sertanejo, pois temos mais de 50 % dos municipios do Estado da Bahia em Estado de Emergência. Precisamos de um fórum de discussões para o desenvolvimento do município de Piritiba. E acredito que todos que se dispõem em discutir aki no Facebook podem plenamente apresentar propostas reais. Devemos acreditar que o poder do VOTO tem condições de melhorar a qualidade de vida de um povo. E que a Câmara Municipal de Vereadores tem condições de exercer seu papel de forma AUTÔNOMA, como a muito tempo não a faz. Agradeço a atenção.

SABENDO USAR, DEMORA PARA FALTAR

PECADO

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PONTO DE VISTA

Josiano Carneiro 
O São João é sem dúvida um marco importante para a população e para o comércio de Piritiba, traz renda para muita gente que precisa e faz a economia do nosso município ganhar folego. No entanto o grande problema da realização ou não da festa não está no fato de trazer ou não renda para o município. O grande problema é que temos uma quantidade de água no reservatório que abastece Piritiba, Mundo Novo e Miguel Calmon. Vejam que não se trata de uma só cidade, mas três! Observem ainda que temos que avaliar que se Piritiba tem o direito de realizar sua festa, Miguel Calmon e Mundo Novo também podem si reservar ao direito de realizar as suas. Dessa forma a quantidade de água que será consumida terá um impacto bastante significativo dentro de um estoque bastante limitado. Sem chuva, mesmo as pessoas que terão a renda beneficiada, terão desgastes (custos) com água para seu consumo caso a situação se agrave. Sem a chuva os responsáveis pelas decisões tem que saber como arcar com as consequências da falta de água.

FALOU E DISSE

 
Posted by Picasa

UM TORCEDOR VITORIOSO

 
Posted by Picasa

BATENDO A CAIXA


THAIS DE MIRO DO PARAFUSO - ENCONTRA-SE EM SALVADOR VISITANDO OS FAMILIARES 
Posted by Picasa

A FACE CRUEL DA SECA




UMA FORMA SIMPLES DE ECONOMIZAR O PRECIOSO LÍQUIDO

domingo, 22 de abril de 2012

E O SÃO JOÃO?

AQUI É SÓ ALEGRIA

O DE BIGODE BRANCO É O FILHO DE LINDONOR, NOQUINHA

SE O PREÇO É O MESMO...

A ESCOLHA É VOCÊ QUEM FAZ

TIM, TIM !!!


HOJE O BRAYNER, ESPOSO DA CLARISSA COLHE MAIS UM CRAVO NO JARDIM DA SUA EXISTÊNCIA (BONITA FRASE)

DISCUTINDO O SÃO JOÃO EM PIRITIBA

Ricardo Patrese Soares Lima 
Quero emitir a minha opinião como Vereador, representante político da nossa comunidade, consciente do meu papel com relação ao real significado da “representatividade popular” que cabe a mim pelo cargo que ocupo. A questão levantada pelo nosso amigo Adaelson Silva é oportuna, e já estão sendo tomadas providências por parte do Prefeito Bell, juntamente com a sua equipe de Secretários, também em parceria com a Câmara de Vereadores, para que possamos realizar uma análise cautelosa acerca da realização da nossa tradicional festa de São João diante dos problemas que estamos enfrentando com à seca. Na última quinta-feira houve uma reunião com o Prefeito e todos os Secretários, e a pauta foi exclusivamente voltada para o São João. O Prefeito convocou mais uma vez os Secretários, e desta vez também os Vereadores para termos uma reunião na próxima segunda onde discutiremos a possibilidade da realização de uma consulta popular para que o Povo possa emitir a sua opinião acerca do assunto.

Parabenizo a nossa amiga Rose Barreto pela postura ética com que tratou o assunto, e aproveito para respondê-la que infelizmente as verbas orçadas para o São João não poderiam ser utilizadas para outros fins, nem mesmo de combate à seca. Já há um percentual considerável do total que será gasto com o São João quitado, o cancelamento desta festa não traria de volta este dinheiro para o Município por se tratar de compromissos firmados em Contratos. Vale lembrar também que os Projetos de patrocínios da BAHIATURSA, da PETROBRÁS e da CERVEJARIA, são destinados exclusivamente para Festas Juninas, portanto também não poderiam ser utilizados para nenhuma outra finalidade.

Parabenizo a nossa amiga Rose Barreto pela postura ética com que tratou o assunto, e aproveito para respondê-la que infelizmente as verbas orçadas para o São João não poderiam ser utilizadas para outros fins, nem mesmo de combate à seca. Já há um percentual considerável do total que será gasto com o São João quitado, o cancelamento desta festa não traria de volta este dinheiro para o Município por se tratar de compromissos firmados em Contratos. Vale lembrar também que os Projetos de patrocínios da BAHIATURSA, da PETROBRÁS e da CERVEJARIA, são destinados exclusivamente para Festas Juninas, portanto também não poderiam ser utilizados para nenhuma outra finalidade.

sábado, 21 de abril de 2012

NOSSOS JOVENS

PRISCILA, MARIO, FABÍOLA E SIENE

SÃO JOÃO: SIM OU NÃO

Beto Sodré A QUESTÃO DA FESTA É SEM NENHUMA DUVIDA UMA COISA SECUNDÁRIA, MAS NÃO É O CASO DE UM SÃO JOÃO TRADICIONAL COMO ESSE ONDE A GERAÇÃO DE RENDIMENTOS, CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA E ONDE MUITOS LUCROS SÃO CONTABILIZADOS PARA O MUNICIPIO, DEVA SER QUSTIONADO. FESTA SIM, POIS É O PÃO DE MUITOS, APESAR DA ATUAL SITUAÇÃO, SER TRISTEZA DE OUTROS...

SÃO JOÃO: SIM OU NÃO

Daniel Kuhn Pereira 

Piritiba passa por uma das piores seca das últimas décadas. Estamos fora dos programas da politíca estadual de combate à seca por causa das festas juninas, nesse caso não podemos solicitar situação de emergência. Aliás, depois de 168 municípios pedir o estado de emergência, o Prefeito resolve reconher que estamos passando por uma situação de emergência por causa da seca. Enquanto isso, vários municípios já estão recebendo cesta básica, que não é a solução, mas ameniza a dor da família que precisa do milho, do feijão , ..... para o próprio sustento da sua família!!!!! Fico preocupado como o poder público gasta tanto com o Nosso São João!!!! Não quero dizer que sou contra, mas precisamos buscar alternativas no iniciativa privada para realização da nossa maior festa! Gastar mais de 400.000,00 reais somente com 03 atrações! É INADMISSÍVEL!!!!!!Nossos políticos se baseiam,infelizmente, até hoje na mesma política da Roma Antiga, que é a política do pão e circo. O nosso problema é mais grave, pois estamos vendo só a politica do Circo.


há ± um minuto · 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SÓ FLORES

 
Posted by Picasa

COLUNA DO BAZO


Começa hoje na cidade de Jacobina – Bahia Micareta Centenária que irá até domingo com atrações para todos os gostos e que deverá atrair grande número de foliões da região e do estado. Além da festa carnavalesca fora de época, a cidade comemora os seus 100 anos de fundação, de costas para a barragem de São José do Jacuípe, que abastece a cidade, embora esteja com apenas 11% de sua capacidade de armazenamento. Indiferente a este buxixo festeiro, a seca que assola a região da qualJacobina está inserida e uma indesejada epidemia de dengue, com casos do tipo hemorrágica com óbitos, não irão estragar a festa. Nada que um trio elétrico, um grupo de pagode e uma das muitas rainhas do axé não resolva. Quanto à dengue, os que sobreviverem à Micareta tratarão de contê-la, finda a festa.

Não se pode exigir de todo administrador público a sensatez do prefeito deTapiramutá, por exemplo, que enfrentando a situação próxima de uma calamidade pública no município e seus vivinhos fronteiriços, convocou a comunidade para decidir através de um plebiscito a manutenção ou não dos festejos de São Pedro, tradicional festa da cidade. Sabiamente a comunidade disse não, adiando a festa para um momento mais propício e menos sofrido para a sua população.

Certos administradores, ao contrário deste de Tapiramutá, que são maioria, infelizmente, não se furtarão em carregar água em cestos, onde quer que haja água, para mostrar que tá tudo bem, que a água não está tão escassa assim, dando como exemplo a sua residência e a de seus apaniguados. Com olhos na reeleição que lhe dará mais 04 anos de poder e nas nuvens do céu em busca da chuva que não vem, este gestor público põe na festa, no arraiá, o seu futuro político, refém que está de uma sociedade tão inconseqüente como ele, para quem o fim da festa é algo inaceitável, para uma cidade alegre, carente de festa.